Literatura | Os Reinos do Norte - Philip Pullman

by - 11:09

Sempre ouvi falar dos livros de Pullman, mas o receio de os achar muito maçadores nunca me fez sentir necessidade de os ler. Com o lançamento do novo livro do autor, O Livro do Pó, admito que a curiosidade aumentou. Antes de ler o mais recente lançamento queria ler os livros pertencentes ao Mundos Paralelos, e ainda bem que assim o fiz. 

Digo-vos já que achei uma leitura nada maçadora. Adorei cada página e logo no primeiro capítulo fiquei rendida pelo livro. Não conseguia simplesmente largar o livro, em menos de um dia já o tinha lido e só queria a continuação. Não consigo dizer um aspeto negativo do livro, e foi por isso que mudei a minha classificação inicial de 4 estrelas para 5 estrelas. Este livro merece sem dúvida 5 estrelas

Eu não sou grande fã de fantasia, o mais longe de fantasia que fui, foi mesmo Harry Potter. O receio de não gostar do livro era tanto que conseguiu superar mil vezes as minhas expectativas. Acredito que vão gostar imenso do livro, inclusive da escrita do autor. Trata-se de uma escrita muito fluída e leve, consegue-se ler rapidamente. O escritor faz descrições muito simples, contudo, que qualquer um consegue imaginar os cenários e personagens sem qualquer problema.

Quanto às personagens tenho a dizer-vos que encontram-se muito bem construídas assim como a personalidade de cada um. Claro que a minha personagem preferida foi Lyra, uma rapariga com um grande espírito aventureiro e com uma personalidade muito forte. Desde que conheci a personagem que fiquei apaixonada por ela, para mim, foi das personagens mais bem criadas. 

O conceito principal do livro, e sem querer falar muito do assunto para vocês lerem e descobrirem, foi sem dúvida alguma diferente do normal. Pullman apresenta-nos aqui um mundo fora do comum, mas que, ao mesmo tempo, notámos certas semelhanças com o que vimos na nossa sociedade. Temos fantasia, claro, mas nada em exagero. O autor dá-nos a dose certa de ação, aventura, mistério e fantasia

Quanto ao final acho que podia ter deixado algum mistério para o próximo livro, mas admito que conseguiu surpreender-me. Durante a leitura nem pensei em fazer teorias do que poderia vir a acontecer, simplesmente quis envolver-me completamente neste mundo criado por Philip Pullman e viver junto com a Lyra esta grande aventura.

Recomendo-vos a leitura. Não fiquem assustados e com receios de não gostarem, acreditem que vão gostar. Trata-se de um livro que qualquer um devia ler, seja amante de fantasia ou não. Amei o livro, e posso dizer que foi dos preferidos do mês e será possivelmente um dos preferidos do ano!

Sinopse: "Mundos Paralelos é uma trilogia mágica e poderosa, com aventuras, imaginação e mistério. 

Philip Pullman tem sido comparado a C. S. Lewis, Tolkien ou Lewis Carroll, e recebeu diversos prémios literários, como a Carnegie Medal, o Guardian Children’s Fiction Prize, o Whitbread Book of the Year, o Smarties Prize, o Astrid Lindgren Memorial Award. 

Em Os Reinos do NorteLyra, a protagonista, é uma menina de onze anos sempre acompanhada pelo seu génio, Pantalaimon. É com ele que empreende uma perigosa viagem às vastidões longínquas do Norte, para tentar desvendar os seus mistérios… Mas a realidade revela-se assustadora. Lyra conhece criaturas fantásticas, feiticeiras que cruzam os céus gélidos, espectros fatais e ursos blindados, numa luta terrífica entre a vida e a morte, o bem e o mal, a sobrevivência ou a aniquilação do mundo.

Traduzida em mais de 40 línguas, esta trilogia ultrapassou já os 18 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, tendo uma adaptação ao cinema, sob o título A Bússola Dourada, com Nicole Kidman e Daniel Craig nos principais papéis."


Editor: Editorial Presença | Coleção: Mundos Paralelos | ISBN: 9789722361606 | Páginas: 352 | Classificação: 5 em 5 estrelas

Uma leitura com o apoio:

You May Also Like

2 Comentários

  1. li esta trilogia há uns anos, espaçadamente. o primeiro achei promissor, adorei o segundo e o terceiro foi um suplício. estou curiosa para ver o que vais achar dos seguintes! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou muito ansiosa para ler o resto da trilogia. Tinha tanto receio de não gostar que acabei por apaixonar-me, espero que os próximos sejam tão bons quanto este!

      Eliminar