Lifestyle | Como Foi Ler 100 Livros?

by - 13:52


O meu objetivo para 2017 era ler 60 livros. O receio de não conseguir era tanto que por vezes pegava em mil livros ao mesmo tempo, claro que não conseguia terminar nenhum. Só precisava de ler 5 livros por mês e conseguia completar a meta. Parecia simples, mas logo em fevereiro e março percebi que não seria bem assim. Fiquei logo com o desafio atrasado, tinha de ler pelo menos 15 livros para conseguir acompanhar o desafio. Mas só piorou.

Porém, não desanimei. Em abril surgiu como um milagre divino e li mais de 10 livros, e depois maio foi sempre a andar. Junho então foi loucura! Mais de 15 livros lidos num mês! Nem falo de Julho e Agosto que foram no mesmo rumo e num instante cheguei a 60 livros lidos! Li cerca de 60 livros no espaço de 7 meses. E pensei eu: será que consigo ler 100 livros? Ora essa, tens uma estante carregada de livros para ler e tens a vontade, porque não? E realmente consegui avançar nas leituras, cheguei aos 70 livros lidos, e depois aos 80 e quando pensei que fosse ficar por aí... Cada vez lia mais e mais. 

Consegui chegar aos 90 mais ou menos em novembro. Nem imaginam o meu orgulho a dizer às pessoas que tinha lido 90 livros em 2017. Claro que muitos nem queriam saber! Comecei o mês de Dezembro com 93 livros lidos. Tanta ansiedade, o medo de não conseguir... Mas aos poucos li um ou outro livro, e quando dei por mim, estava cada vez mais perto do meu sonho. Chegou ao último dia do ano e faltava apenas um único livro para chegar aos 100. Seria mau terminar o ano apenas com dois dígitos? Não, vou chegar aos três dígitos nem que seja a última coisa que eu faça! E adivinhem? Consegui! 

Pode parecer que não é grande coisa ler 100 livros, mas foi o ano que consegui ler mais e acaba por ser algo muito especial para mim. Foi algo que sempre quis tentar, e claro, qualquer leitor adora ler cada vez mais a cada ano que passa. Consegui passar de ler 11 livros em 2015, para 55 em 2016 e finalmente para 100 em 2017. Foi uma grande evolução para mim. Não só a minha estante cresceu, como o meu ritmo de leitura aumentou. 

E vocês perguntam-se, qual será a minha meta para 2018? Eu vou colocar 100 livros no desafio do GoodReads. Não quero estar a abusar, e sei que talvez consiga chegar a esta meta. Se chegar mais longe claro que fico feliz, ficaria orgulhosa se conseguisse chegar aos 150. E talvez para 2019 tente os 200 livros, quem sabe!

2017 foi o ano que li mais, contudo, comprei imensos livros. A minha estante aumentou do dia para a noite, e em menos de 1 mês voltei a ficar sem mais espaço. Preciso de aumentar a estante, novamente, e será um dos meus principais objetivos para 2018. Outro objetivo a cumprir será chegar aos 300 livros, se não for aos 400. Tenho de construir a minha pequena biblioteca. 

E vocês? Quantos livros leram? Em 2018 pretendem ler quantos livros? Feliz Ano Novo a todos!

You May Also Like

3 Comentários

  1. Tens alguma lista dos 100 livros em si? Tenho curiosidade em saber quais foram :) Achas que valeu a pena, não só em termos de número, mas de qualidade? Eu sinto que colocar números como meta muitas vezes leva a que se pegue em livros menos interessantes - digo isto não em termos subjectivos, porque o interesse é subjectivo; mas porque em maratonas e desafios literários vejo gente com 25 anos ou mais a pegar em livros d'Os Cinco ou Uma Aventura, que nunca vão ser interessantes para essa faixa etária, e acho que o propósito aí se perde, percebes? Alguma vez sentiste que "terias" de "recorrer" a livros diferentes dos que lerias para atingir um número?
    Eu gosto de ler e tendencialmente leio bastante. Nunca li 100 livros num ano, acho que o meu máximo foi 65 em 2012. Desde que tenho Goodreads (2009) e que me junto ao Reading Challenge (2011? acho que não existia antes) meto "30", é indicativo; houve um ano em que não lá cheguei, mas também li alguns dos livros que mais me marcaram. E isso para mim é o mais importante :)

    Beijinhos, boa sorte para os 150!

    http://barbarareviewsbooks.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se quiseres podes ver no meu Goodreads, está lá os livros que li em 2017! Está aqui o link: https://www.goodreads.com/i_m_angie

      Acho que valeu sem dúvida a pena, foram poucos os livros que me desiludiram. A lista de livros que gostei foi 3x maior do que a lista dos livros que detestei. Foram imensos livros mas quanto a qualidade foi surpreendente, li diversos livros que ficarão para sempre na minha memória.
      Eu por norma leio apenas o que me interessa. Consoante o meu estado de espírito. Cheguei a ler livros com mais de 300 páginas, como cheguei a ler livros com 100 páginas. Nunca me preocupei em pegar em livros mais pequenos ou de rápida leitura apenas para fazer número. Li o que queria e apetecia. Se não cumprisse a metade literária não me importava, o que importa é ler.

      Cheguei a participar em maratonas literárias em que a maior parte dos livros que li tinham cerca de 300 páginas cada ou mais. Nunca li apenas para número, e não vai ser agora que tal irá acontecer.

      A qualidade é sempre mais importante, eu coloquei a marca de 100 livros para 2018 porque eu acredito que consigo ler estes livros e porque pretendo ler mais livros dos meus escritores preferidos, como Stephen King, Dorothy Koomson, e pretendo reler Harry Potter. Vamos lá ver!

      Muito obrigada pela visita, e pelo comentário enorme! Espero ver-te mais vezes cá <3

      Eliminar
    2. Boa! Adicionei-te :)

      Muito obrigada pela resposta também, acho interessante. É que sinto mesmo que muita gente sacrifica o prazer da leitura, ou mesmo o interesse (os exemplos que dei acima de gente a ler livros infantis para atingir propósitos) quando se colocam metas numéricas... para mim, eu não sou capaz :)

      Eliminar