Literatura | Kolbrann Parte 1 - Rebeldes & Parte 2 - Desleais - Ana Cláudia Dâmaso

by - 18:52

Estava muito entusiasmada para começar a ler Koldbrann. Ouvia várias opiniões positivas e saber que a escritora estava quase a terminar o terceiro livro deixou-me com enorme vontade para ler. Agradeço à autora que gentilmente cedeu os dois primeiros exemplares de Kolbrann

Para mim, tornou-se um pouco complicado conseguir criar um certo ritmo de leitura. Ao início não consegui apanhar logo a história e sentia muitas vezes aborrecida durante a leitura. Não desisti da leitura. Consegui finalmente entrar na história e depois li num abrir e fechar de olhos. 

Gostei da escrita da Cláudia, admito que a mudança de idioma dificultou um pouco a leitura. Acho que apenas algumas expressões devem ser traduzidas para outra língua. Adoro a forma como a escritora descreve os cenários e personagens, faltaram algumas descrições que por vezes são essenciais para o leitor conseguir recriar o ambiente. Notámos que a escritora preocupou-se em criar uma personagem forte, com ideais fortes, e acima de tudo com um grande objetivo. Temos uma personagem que sabe o que quer, e além do mais, temos ainda a presença dos seus pontos fracos. 

De todas as personagens a que gostei mais e identifiquei-me foi sem dúvida com a Diana. Gostei do Josh, mas achei que eles poderiam ter algo mais! #TeamJosh! Contudo, houveram certos momentos em que a Diana irritou-me profundamente. A sua teimosia, a forma de pensar, por vezes ela parecia uma mente tão fechada. Muitas vezes ela apenas lutava pelo que queria e tudo à sua volta deixava de ter importância. 

Lidámos com várias personagens, umas atrás das outras. Acho até um pouco desnecessário. Muitas personagens não têm grande influência para o desenvolvimento para a história, porém, podem vir a ser importantes para o terceiro livro! Vamos lá ver, estou ansiosamente à espera!

O primeiro livro tem cerca de 450 páginas e na minha opinião acho que a escritora podia ter dividido o primeiro livro  e assim o segundo não seria tão pequeno. O segundo livro com 165 páginas, admito serem páginas recheadas de muita aventura, podia ser muito maior. Entre as duas partes a minha favorita foi sem dúvida a segunda. Notou-se uma evolução enorme na Diana, algo que não esperava!

O primeiro livro decorre mais lentamente que o segundo. Enquanto no primeiro temos a oportunidade de conhecer melhor as personagens, no segundo temos ação atrás de ação. O final da primeira parte não deixou grande suspense. Algo que na segunda parte mudou: estou a morrer para saber que vai acontecer! Estou a rezar para que a terceira parte chegue bem rápido às minhas mãos porque preciso saber que acontece à Diana! 

Recomendo a leitura destes livros. Vão divertir-se, vão por vezes ficar emocionados. Faltou um pouco de ação, mas a escritora soube dar a volta a isso no segundo livro. A mensagem que a autora passa-nos é tão profunda. As regras que a sociedade impõe. O que todos estão à espera que seja o nosso futuro. Por vezes senti o que a Diana sentia. Só mesmo ler para saber. É um dos livros que ficará guardado no meu coração.

Sinopse Kolbrann Parte 1 - Rebeldes: "Num mundo apocalíptico, a população saudável vive em cidades-bunker, chamadas de fortalezas, que os protegem dos perigos do mundo exterior, onde é melhor morrer, que deixar de ter o sangue vermelho. A limitação da liberdade alheia cria estruturas sociais muito restritas que todos são obrigados a cumprir.
Esta é a história de Diana Salvatore, uma jovem que se revolta contra o destino que lhe foi imposto."

Editor: Chiado Editora | ISBN: 9789895176830 | Páginas: 460
A Minha Classificação: 4 em 5 estrelas

Sinopse Kolbrann Parte 2 - Desleais: "Num mundo apocalíptico, a população saudável vive em cidades-bunker, denominadas fortalezas, que os protegem dos perigos do mundo exterior, mas com um custo: a sociedade está dividida em dois polos importantes que todos são obrigados a cumprir, seguindo os seus destinos sem questionar. Mas será que todos os perigos se encontram fora das fortalezas?
Diana Salvatore e os seus amigos Josh e Nicole descobriram informações que deixará a vida de todos de pernas para o ar e coube a Diana e Josh a árdua missão de escapar da fortaleza de Scallabis para tentar descobrir toda a verdade! Será que irão conseguir?"

Editor: Chiado Editora | ISBN: 9789897747618 | Páginas: 168
A Minha Classificação: 4 em 5 estrelas

Uma leitura com o apoio:
Ana Cláudia Dâmaso

You May Also Like

3 Comentários

  1. Quando os li tive a mesma sensação, mas a minha percepção foi mais do desespero da personagem se sentir trancada "naquele mundo", que não é mais que a vida na fortaleza.
    Uma das minhas preferências pessoais passa por não ter muitas descrições e nisso senti que a autora foi bastante branda para comigo :), mas entendo quando se diz "de menos" porque em parte a visão da autora não é completamente espelhada no livro e como leitores, gostaríamos de saber mais.
    Mas aqui apresento uma dificuldade, que passa por saber quando as descrições são ou não suficientes? Não estou a criticar a critica estou a colocar um desafio! Estando a tentar escrever um história, uma das minhas principais dificuldades passa pela descrição... e nomes (mas fora os nomes é tudo o resto).
    Despeço-me dizendo que fiquei fã da tua escrita.
    Também podias pensar em descrever um livro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca podemos ter certeza de as descrições são suficientes ou não. Para saber se uma descrição me satisfaz eu gosto de tentar imaginar o cenário na minha mente ou personagem, se conseguir fazer isso sem qualquer dificuldade posso considerar que as descrições foram suficientes!

      Muito obrigada, espero encontrar-te mais vezes por cá! Adoro comentários assim, adoro trocar ideias destas!
      Por mais que pense em escrever um livro, sinto que quanto mais livros leio, menos jeito tenho para a escrita! Mas obrigada na mesma, essas palavras fizeram o meu dia! <3

      Eliminar
  2. Olá!
    Li ambos os livros e concordo contigo na questão das falas em outras línguas que, a meu ver, atrasou um pouco o ritmo de leitura.
    Apesar do primeiro volume ter, nitidamente, menos ação que o segundo, eu até gostei de ele ser assim, deu-nos tempo de conhecermos o mundo e de o entendermos verdadeiramente. O suspense para saber o que vai acontecer no terceiro livro é enorme sem dúvida (ainda bem que sai já em Junho ou Julho). São duas leituras que, como tu, gostei bastante, que venham o terceiro e o quarto!
    Boas leituras.
    - Mad (https://presa-nas-palavras.blogspot.pt)

    ResponderEliminar