Literatura | Favoritos de 2017



Olá a todos! O ano está a terminar e decidi mostrar-vos as minhas leituras preferidas. Foi complicado para mim, escolher os livros que mais gostei de ler este ano. Em 2017 li 100 livros, e grande parte desses livros eu adorei imenso. Claro que há sempre aqueles livros que nos ficam no coração, porém, não consegui escolher apenas 5 livros, selecionei alguns e trouxe-vos. É uma lista não muito longa, contudo, não é muito pequena! Vamos lá?

Em 2017 terminei de ler Harry Potter, e como devem imaginar dei a todos os livros da série cinco estrelas. Em especial quero referir o Harry Potter e os Talismãs da Morte que ficou num lugar muito especial no meu coração. Acho que para todos os fãs de Harry Potter este último livro da série é o mais especial. Não quero deixar de referir o quanto adorei ler Harry Potter e a Criança Amaldiçoada. Sinto sempre uma necessidade enorme de voltar a reler este livro da saga. Não posso deixar de referir a minha releitura de Harry Potter com o livro ilustrado da Pedra Filosofal. Apesar de ter livro o primeiro livro há cerca de um ano, achei que deveria voltar a reler, claro que adorei! Quero também falar no ScreenPlay do Fantastic Beasts que sem dúvida alguma ficou no meu coração, um livro simples e cheio de magia. Foi o meu primeiro contacto com o Newt e fiquei encantada!

Acho que não é novidade para ninguém o quanto adoro Stephen King. Este ano li alguns livros dele, nem todos receberam cinco estrelas, mas existiram pelo menos dois que ficarão para sempre no meu coração. Começo por falar de 22/11/63, um livro com cerca de 900 páginas que li logo no início do ano. Apesar de ser um livro longo devorei-o sem dar por isso. Tem um tema interessante que recomendo imenso, com imensos factos históricos e muita aventura. Acho que é dos meus livros preferidos de Stephen King. Outro livro do King que amei foi o It. Terminei a leitura deste livro bem recentemente, e digo-vos: toda a hype sobre este livro é bem justificada! Como sabem o livro por enquanto ainda não se encontra publicado em Portugal, por isso tive de ler em inglês. Foi uma grande aventura e adorei. A forma como o escritor conseguiu falar do tema, retratar a sociedade daquela altura, situações que deixam qualquer um surpreso.  

Este ano finalmente descobri um género literário que define-me: policial. Li diversos policiais e admito que cada vez mais adoro esse género literário. Então se for um policial com thriller quase de certeza adoro o livro! Eu não sou grande fã de ler livros após já ter visto o filme, contudo, decidi ler o livro Os Homens Que Odeiam As Mulheres de Stieg Larsson e adorei. O filme e o livro são muito semelhantes, não se nota qualquer falha na adaptação. Quero ler o resto da série claro, mas apenas quando encontrar os livros a um preço acessível. Uma coisa que aprendi em 2017 foi a poupar e a comprar mais livros! 

Claro que não podia falar das minhas leituras favoritas deste ano sem referir a Jojo Moyes. Apenas li dois livros dela este ano, um deles é o meu livro favorito de todos os tempos: Viver Depois de Ti. Outro é uma publicação bem recente: Um Mais Um - A Fórmula da Felicidade. A Jojo Moyes conquistou-me este ano, foi das minhas escritoras preferidas, e acho que posso ler todos os livros dela que apenas vou adorar mais a sua escrita. Não consigo imaginar ficar desiludida com algum livro da Jojo, parece-me impossível tal coisa!

Vamos ao thriller do ano? Sim! Escrito na Água de Paula Hawkins foi o meu thriller preferido do ano. Desde da Rapariga do Comboio que andava ansiosa por ler algo mais da autora, e este ano tivemos a oportunidade de ver publicado este livro. Assim que o livro foi publicado tive de o ler. Em dois dias já o tinha lido e amado completamente o livro! Que venham mais livros desta autora que eu os vou ler a todos! Digam o que disserem para mim este livro foi sem dúvida alguma o thriller do ano. 

Este verão achei que assim como grande parte da sociedade, deveria assistir a Game of Thrones. Adorei, resultado disso? Fiquei com vontade de ler todos os livros. Consequência: gastar mais dinheiro em mais uma série! Apenas comprei o primeiro livro, e foi como prenda de aniversário. Li sabendo que ia amar, portanto, não foi assim tão grande a surpresa. As semelhanças com a série são tantas que fiquei admirada! Game of Thrones foi das adaptações de livro para ecrã que mais bem realizada foi. Tudo o que aconteceu no livro, também aconteceu na série! Precisámos de mais adapatções assim. Mas sem dúvida que foi das minhas leituras favoritas deste ano. A escrita de George R. R. Martin deixa qualquer um rendido e apaixonado. Em 2018 pretendo ler os restantes livros da série, porém, não sei se vá para já investir na série visto que tenho mais de mil livros à espera na estante!

Acho que não seria justo fazer uma lista com os favoritos do ano sem referir livros de escritores portugueses. Apesar de não ler assim tanta literatura lusófona, li alguns livros de escritores, mais particularmente, escritoras portuguesas. Começo por falar do belíssimo livro da Helena Magalhães que deixou-me a rir durante o livro todo! Diz-lhe Que Não é o livro que devemos ler e reler durante a nossa vida toda. Um livro que vamos adorar passe o tempo que passar. Uma leitura que recomendo a todas as raparigas, e principalmente aos rapazes. E podemos falar do quanto a capa do livro é bonita? 

Outra escritora portuguesa que tive conhecimento a bem pouco tempo foi a Catarina Broco. Uma escritora com um talento incrível e que poucos conhecem. Li quase todos os livros dela e digo-vos: amei todos. Em especial apresento-vos o Fruto Proibido, e o meu favorito de sempre, Zero. Em ambos os livros dei cinco estrelas, e fiquei completamente apaixonada pelas histórias. Aconselho a todos darem uma vista de olhos pelos livros dela, vão adorar e com certeza vão ficar apaixonados como eu. 

Estes foram os meus favoritos de 2017. Foi um ano recheado de boas leituras, e certamente que 2018 será tão bom ou melhor. Foi o ano que li mais, conheci novos escritores, descobri e aprendi. Foi um ano em cheio!

2 comentários:

  1. Bom dia, eu da tua lista gostava de ler o grande autor Stephen King e o romance de Jojo Moyes, também gosto imenso do género policial, pois para além de cativar o leitor, tem sempre um grande enredo e mistério. De resto, não gosto muito de ficção como Harry Potter e A Guerra dos Tronos, este ano também li Escrito na Água de Paula Hawkins e para mim foi uma desilusão, esperava mais de um Best Seller, no inicio e no final cativa, mas tem muita palha no meio, tive que o parar de ler várias vezes porque era aborrecido, não gostei, são opiniões. :)

    Beijinhos e Bom Ano Novo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro imenso Stephen King e recomendo os livros do autor! Quanto a Jojo Moyes cada vez me surpreendo mais e mais. Antes também não gostava de Harry Potter nem de Game of Thrones, mas de um momento para o outro acabei por ficar grande fã! Eu gostei imenso de Escrito na Água, não tinha muitas expectativas e acabei por surpreender-me.

      Obrigada pela visita! Beijinhos <3

      Eliminar