Primeiras Impressões | "Impossível" de Luís de Matos

by - 15:32

Este sábado, dia 2 de setembro, tive oportunidade de assistir ao mais novo recente projeto de Luís de Matos na RTP1. Dado a conhecer-se por Impossível, o novo programa das noites de sábado tem como objetivo mostrar o impossível. Será que conseguirá impressionar o público português? 
Teremos oportunidade de conhecer criações do mágico português, que já estiveram nos grandes palcos mundiais. Em cada programa teremos participações especiais de alguns dos melhores mágicos vindos de toda a parte do mundo. No primeiro episódio tivemos apresentações da Coreia, de Itália, Espanha, e muito mais irá vir.
Para espanto de muitos, e para alegria de outros, David Copperfield participará regularmente nos episódios do programa, partilhando algumas históricas e joias da magia com os espectadores e deixando muitos mágicos com certa inveja. Para quem não sabe, David Copperfield escreveu o prefácio do mais recente livro do Luís de Matos, Livro dos Segredos. A amizade entre ambos não é desconhecida, e veremos se não teremos alguma surpresa no programa. 
E não ficam por aqui os convidados especiais, no primeiro episódio tivemos uma ilusão realizada pelo famoso espanhol Luís Piedrahita, com o objetivo de fazer o público descobrir como se realizou tal ilusão. Para mim a resposta foi simples, mas para os que não entenderam à primeira no programa explicam tudo para não restar nenhuma dúvida. As ilusões de Piedrahita têm como fundamento princípios científicos, e as gravações foram realizadas no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Bem interessante, não?
Um programa totalmente em direto, algo raro para um programa de magia, e nem venham reclamar das legendas. Não haverá legendas num programa em direto, porém, pelo menos o nome dos artistas deveria ser apresentado na tela. Trata-se de um programa inovador, algo que a televisão portuguesa já andava a precisar. Magia e ilusionismo é uma arte, porque não mostrá-la mais na televisão?
Qual o principal objetivo do programa? Não é enganar o público, não é levar o público a passar o tempo todo a tentar descobrir como se faz, mas sim incentivar o público a apreciar a arte das ilusões. Para aqueles que perdem o programa a tentar desmitificar a ilusão, acreditem que não vão conseguir, a menos que tenham certo conhecimento na área. Porque de resto apenas perderam o espetáculo, tempo e não aprenderam nada. 
No primeiro episódio contámos com a presença de uma grande estrela nacional, o ator Joaquim de Almeida e o mágico israelita Uri Geller. Artistas internacionais como Yu Hojin, Richard Turner, Marco Zoppi e Magus Utopia proporcionam-nos momentos de magia inacreditáveis e espetaculares.
Teremos desde convidados estrangeiros a convidados nacionais, rumores dizem que teremos a participação de Dynamo, quem sabe não teremos essa grande surpresa. Um programa que deixará o público português a querer mais, ou então a criticar sem saber. Mas isso logo veremos!
Mais sobre o Mágico, Luís de Matos:
«Luís de Matos, nascido em Maputo a 23 de Agosto de 1970, terá feito a sua primeira ilusão aos 11 anos, iniciando as suas aparições televisivas na década de 90, por exemplo, com a apresentação dos programas Isto é MagiaNoite MágicaIlusões com Luís de MatosLuís de Matos Ao Vivo e Luís de Matos Mistérios, todos eles para a RTP1.

Em 1995, Luís de Matos conseguiu espantar e conquistar o público português ao prever, por via da sua arte e do seu ofício, os números do Totoloto – isto com uma semana de antecedência.

Contudo, não foi só em Portugal que Luís de Matos conquistou tamanho mediatismo. Para lá do território luso, fez parte de programas como Magiskt Show (Suécia) e World’s Greatest Magic (NBC Estados Unidos da América). Em 1996, participou pelo segundo ano consecutivo no programa Champions of Magic, produzido pela ABC dos Estados Unidos da América.

Em 2006, foi artista residente do programa Shalakabula, transmitido em simultâneo por quatro estações televisivas espanholas. Também em Espanha, participou semanalmente no programa Luar (TVG) e aí gravou também Por Arte de Magia, para a Antena 3.

Somam-se ainda participações nos programas televisivos Surprise, Surprise(Roménia), Le Plus Grand Cabaret Du Monde (França), The Magicians (BBC Reino Unido) e This Is Magic (MBC Coreia do Sul).
Estreando-se com o Prémio Revelação no 7.º Festival Internacional de Magia (Figueira da Foz) ainda em 1986, foi consecutivamente premiado nos dois anos seguintes no Congresso Mágico Nacional, vencendo nas categorias de Cartomagia e Manipulação.

Posteriormente, foi galardoado com o Award of Merit (“Prémio de Mérito”) pela Hollywood Academy of Magical Arts, assim como com o prémio Magician of the Year (“Mágico do Ano”). Da International Magicians Society, recebeu o Merlin Award de Best Close-Up Magician (“Melhor Mágico de Proximidade”) e de Magician Of The Decade (“Mágico da Década”).

Em Inglaterra, foi-lhe atribuído o prémio The Devant Award, pelo The Magic Circle, em Itália o Golden Grolla (“Globo de Ouro”) de Il grande rivoluzionario della magia (“O grande revolucionário da magia”) e em França, o Mandrake d’Or pela Sociedade Francesa dos Ilusionistas.

Digna de destaque é ainda a distinção de Special Fellowship, a terceira distinção atribuída ao ilusionista português por parte da Hollywood Academy of Magical Arts, onde se pode ler: “Em reconhecimento de um feito pioneiro na magia e nos media. Enquanto fundador e produtor da Essential Magic Conference, os seus esforços incansáveis ajudaram a criar algo genuinamente novo, guiando a magia para o seu futuro”.

A 9 de Junho de 2014, Luís de Matos foi condecorado como Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, que visa distinguir serviços de relevo na expansão da cultura portuguesa, da sua História e dos seus valores.
Entre espectáculos, tours, publicações e caixas de magia, Luís de Matos promete continuar a enganar, mas também a encantar com os seus truques e ilusões, dignos de deixar plateias inteiras de queixo caído.»


Para ficarem a saber mais de Luís de Matos, podem sempre assistir à entrevista no Maluco Beleza!

Primeiras Impressões:

Na minha opinião, o programa será um sucesso. Para primeiro episódio foi tudo muito bem planeado e deixou-me com vontade de ver mais. Porém, o receio de não continuar a gostar deixa-me de pé atrás. Adorei quase todas as atuações, principalmente a atuação de Yu Hojin e claro, sem esquecer do Richard Turner que foi deveras impressionante. Não esqueço o desafio colocado ao público, muito bem-apresentado e por sorte consegui desvendar o mistério por detrás daquela ilusão. Sem esquecer o grande David Copperfield, já o conhecia e vê-lo no programa foi interessante.

Não falo do trabalho magnífico da orquestra com as músicas porque logo na primeira atuação deixaram-me rendida. 

Contudo, o programa não foi assim um mar de rosas. Andei a pesquisar na página de Facebook do Luís de Matos as críticas do povo português ao programa, porque português que é português tem sempre algo a criticar. Muitas críticas são completamente absurdas e outras completamente desnecessárias. Se pensassem antes de falar ganhariam mais.

Desde críticas ao facto de não existir legendas, tratando-se de um programa em direto é complicado colocar legendas. Podem sempre esperar até que a RTP decida apresentar a repetição do episódio. Mas, e como referi acima, o nome dos artistas deveria ser apresentado, torna-se complicado memorizar nomes estrangeiros e assim para os mais curiosos torna-se mais simples. 

Outro ponto negativo que encontrei foi o facto de a meio da atuação decidirem mudar o ângulo da câmara, ou para a orquestra ou para o público. Falo por mim, eu quando vejo uma atuação de magia o que mais me interessa é a atuação, não quero ver o público. Para ver pessoas basta-me sair à rua. Fora isso, o programa correu bem e às mil maravilhas. Só tenho estas duas críticas a apresentar, e claro, nem tudo pode ser perfeito. Acredito que os próximos episódios vão ser muito bons! 

Trailer de "Impossível" de Luís de Matos

Sobre o Livro, "Livro dos Segredos":

Sinopse: "Entre no universo secreto da arte mágica

Luís de Matos ensina-lhe tudo o que precisa para se tornar um mestre da ilusão, desde números com cartas à magia improvisada, passando pelo mentalismo e a magia de salão. 

Descubra no interior das páginas seladas deste livro o segredo por trás de cada ilusão. Luís de Matos explica-lhe toda a técnica e psicologia necessárias e o DVD mostra-lhe o resultado final, numa apresentação em público, em condições reais. 

Ao longo deste livro, Luís de Matos partilha também factos e curiosidades surpreendentes sobre o mundo da magia. Sabia, por exemplo, que o cinema foi inventado por um mágico? Ou que Churchill chegou tarde a uma reunião por causa de um truque de cartas? Ou, ainda, que uma ilusão esteve na base do primeiro computador? 


Esta obra do mágico português mais distinguido de todos os tempos é a sua porta secreta para um mundo que jamais deixará de estimular a imaginação humana."

Onde comprar o livro? Compre-o na Porto Editora!

Se recomendo o programa? Claro que sim! Nem esperem mais tempo e vão ver o primeiro episódio. Vai ser Impossível não gostar do programa.

Até agora estão previstos cerca de sete episódios, a estreia começou dia 2 deste mês, e durante oito semanas teremos já planos para sábado à noite. Todos os sábados, na RTP1 por volta das 21h, estejam atentos e deixem-se deslumbrar pelo Impossível. E como disse Luís de Matos numa entrevista, «É o melhor que sei fazer».

You May Also Like

101 Comentários

  1. Olá! :)

    A seguir o teu blogue! Não conhecia ainda, gostei muito, parabéns!

    Beijinhos
    Blogue | Facebook | Instagram | Youtube | Zomato | Pinterest

    ResponderEliminar
  2. Olá, achei muito interessante seu post, não conhecia esse profissional, agora, vou ficar ligada. Obrigada, pela dica!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  3. Nossa que bacana não conhecia esse mágico nunca ouvi falar mas amei demais muito interessante

    ResponderEliminar
  4. Adorei o post! :)

    www.aflormaria.blogspot.pt

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito não conhecia esse mágico nunca ouvi falar mas amei demais muito interessante

      Eliminar
  5. Eu não vi a estreia completa, mas fiquei interessada pelo pouco que vi e pela tua opinião!

    www.atemarteevoltar.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena, e tenho quase a certeza que todos os episódios vão valer bem a pena!

      Eliminar
  6. Ual que legal lembro de ter visto alguns programas dele nos Eua nossa que demais ver magicos de varios lugares, espero poder ver na internet o programa de estreia ja que aqui no Brasil nao passa, se poder me indica um canal pago fechado que passe serei grata 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei indicar nenhum canal, mas pode ser que vá para a internet o programa!

      Eliminar
  7. Dani não conhecia o programa mas achei bem interessante, o Luís de Matos é um maravilhoso mágico. É muito bom ver arte das ilusões, os mágicos deixam o público fascinado, gostava muito de assistir o David Copperfield, gostei muito da indicação do programa, Dani bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um programa 5 estrelas, mal posso esperar para assistir a um novo episódio!

      Eliminar
  8. Noooosa! Quanto tempo não ouvia falar de David Cooperfield! Legal! Vai ser massa assistir.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  9. Confesso que não sabia desta estreia, não gosto muito da RTP 1, mas gosto muito do Luís de Matos, e confesso que não sabia muito sobre ele, adorei o post.
    Beijinhos
    https://a-carlota.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu descobri bem recentemente o programa, e eu que não costumo ver muita tv, mas acabei por viciar!

      Eliminar
  10. Nossa, conheço muito pouco sobre magia e mágicos, mas é muito bom saber que tem profissional e tanto nessa área aqui! Fiquei interessada por conhecer mais o trabalho, vou procurar saber e assistir algumas mágicas 😮

    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por acaso gosto muito de magia, algo que desperta o meu interesse!

      Eliminar
  11. Não conhecia ele... Fiquei mega curiosa para ver esse programa
    Beijos da MaVi 😘

    https://marivicente.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  12. Menina, arrasou. Não conhecia, amei a dica. Lembrou-me um pouco o Mister M. n sei se vc conhece. Fiquei curioso, pois amo mágica. Sucesso!

    ResponderEliminar
  13. Caramba, que resenha maravilhosa! Parabéns <3

    Beijos!

    ResponderEliminar
  14. Parece ser bem legal esse programa, vou ver, pois o seu post me deixou muito curiosa

    Bjs (•_•)

    ResponderEliminar
  15. Eu gosto de mágica, mas confesso que ainda não conhecia esse mágico.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom, aconselho a ficar a conhecer!

      Eliminar
  16. Fiquei curioso, gosto de programas nesse estilo e o que me chama mais atenção é que ainda não conhecia esse mágico, gostei da dica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, estou aqui para dar dicas para os meus leitores!

      Eliminar
  17. Oi tudo bem?
    Eu adoro programas de mágica e essas coisas ainda não conhecia o dele e nem o Luis mas gostei da dica.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, espero que continue a gostar do mágico, sem dúvida que é muito bom!

      Eliminar
  18. Já não ouvia falar do Luís de Matos faz muito tempo!!!!! É bom recordar! Adoro magia!!! Beijinhos


    www.voarsemescalas.com

    ResponderEliminar
  19. Oi!!
    Gostei da dica 😀 o programa é muito interessante.
    Bjo

    ResponderEliminar
  20. O programa parece ser muito interessante. Eu mesma desconhecia. Sou looouca por truques de mágica hahaha sempre amei!
    Adorei o post. Beijos ♡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom o programa, super engraçado e divertido! Recomendo <3

      Eliminar
  21. Oie, tudo bom?
    Sou fascinada por ilusões assim, e fico doida tentando imaginar como é feito. Mas se passam 5 segundos e eu só aceito que nunca vou entender, haha. Adorei sua resenha, é um assunto muito interessante e espero poder ver qualquer dia pois sou mega curiosa sobre o tema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também, eu bem tento entender os truques e até fazer alguns, mas simplesmente não é para mim!

      Eliminar
  22. Amei o post, Não conhecia o profissional mas quero saber mais sobre, beijos

    ResponderEliminar
  23. Não conhecia o trabalho dele, e fiquei bem curiosa para saber mais e conhecer um pouco mais.
    Eu gosto de saber mais esses truques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho a conhecer mais o trabalho do mágico, não se vai arrepender!

      Eliminar
  24. Parece excelente o programa, não conhecia esse mágico, gostei

    ResponderEliminar
  25. Não conhecia nem ao Luís nem ao seu programa, mas ele tem um histórico e tanto na televisão e na mágica. Já sei o que vou assistir este domingo ❤

    ResponderEliminar
  26. Ameiiii quero muito assistir. Que tudo!!!

    nayanemartins.com

    ResponderEliminar
  27. Oi, Tudo bom?
    Muito interessante o post, gostei muito.
    Para ser sincera foi a primeira vez que ouvi falar nesse projeto, mas achei bem bacana.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um projeto muito bom! É uma ideia muito boa!

      Eliminar
  28. Oi, tudo bom? Gostei muito do seu post e a forma como deu seu feedback sobre o magíco. Sinceramente não o conheci e nunca ouvi falar sobre o projeto, mas vou dar mais um pesquisada seu post me deixo curiosa sobre a pessoa. HAHAHAHAHA

    Beijos de luz, Carina Oliveira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena procurar na internet e ficar a conhecer melhor o mágico!

      Eliminar
  29. Oi, tudo bem? Que indicação mais interessante. Desde criança sempre gostei muito de mágica, desse mundo incrível das artes "invisíveis". Pelo seu post parece ser uma ótima dica, fiquei curiosa pra saber mais sobre ele e assistir. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderEliminar
  30. Olá!
    Que ótima ideia fazer um programa sobre ilusionismo!
    Aqui no Brasil não é algo tão conhecido, mas quem sabe Impossível também seja transmitido por aqui algum dia...
    Um beijo

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui por norma existem alguns programas deste géneros, raros mas ainda existe. É algo que deveria aparecer mais na tv!

      Eliminar
  31. Adorei a ideia da temática do programa, mesmo não parecendo ser o tipo de coisa que eu assistira hehe. Acho o assunto bem legal, ainda mais por não ser tão falado aqui no Brasil. Espero que as suas expectativas sejam atendidas quanto aos próximos episódios :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero mesmo gostar tanto ou mais dos próximos episódios, quase que aposto que vou gostar muito mais! Mas nunca se sabe <3

      Eliminar
  32. Oi Daniela,
    Não curto muito esses programas nessas ideias, mas achei muito interessante o que motiva o Luis a fazer o programa, sabe? Fiquei intrigada para saber como tudo acontece e curiosa para saber o que vou achar.
    Adorei ler seu post.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um programa muito bom, e se uma pessoa souber aproveitar tenho a certeza que vai gostar! ;)

      Eliminar
  33. Pelo que pude perceber a TV portuguesa, tal como a brasileira, está se matando pra fazer um programa bom ao público,né? Bom, o tema é bem entertainment,né? Bom, se os índices de audiência foram satisfatórios e os anunciantes gostarem, dará certo,não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, e todo o programa que tenha a ver com arte vale a pena assistir! E é o caso deste programa

      Eliminar
  34. Olá!!! Muito bom seu post e a iniciativa de divulgar o novo programa. Ainda não conhecia. Com certeza, promete muitas novidades. Muito sucesso com o blog. super bjoooo

    ❤️ http://lorenacaribe.blogspot.com.br/ ❤️

    ResponderEliminar
  35. Nunca tinha visto um "primeiras impressões" assim e já gamei!!! Que venham muitos assim
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, espero que tenha gostado e volte sempre <3

      Eliminar
  36. Oiee Angie ^^
    Eu ainda não conhecia o Luis, acredita? Acontece que não gosto muito de programas de ilusão e coisas do tipo, sou mais ver séries...haha' fico feliz em saber que você gostou do programa, apesar de algumas ressalvas aqui e ali, e espero que os episódios continuem melhorando :)
    MilkMilks ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro séries, mas às vezes é bom ver algo diferente para descontrair e aprender algo mais!

      Eliminar
  37. Olá, Angie! Que post diferente, rs. Não costumo assistir muitos programas de TV e me surpreendi com a sua resenha. O programa parece ser muito interessante, vou pesquisar no youtube. haha
    Beijos!

    ResponderEliminar
  38. Oi Daniela!!
    O programa parece bem interessante. Eu gosto de filmes, séries e/ou programas que tenha essa temática de ilusionismo e mágica. Nos colocar pra pensar em como eles conseguem fazer aquelas coisas.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! Fico sempre com vontade de aprender os truques <3

      Eliminar
  39. Olá! Tudo bem?

    Não conhecia o programa, pelo que você disse
    a temática é bem interessante né?!

    Gostei! Valeu pela dica!

    ResponderEliminar
  40. Oie!

    Não conhecia o programa e muito menos o mágico, mas gostei bastante do seu post por ser algo diferente e principalmente por fugir bastante da minha zona de conforto em relação a programas, mas irei com certeza procurar mais sobre esse e quem sabe assistir!

    Bjs, vem participar do nosso sorteio! Serão 3 Ganhadores! =D http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/08/sorteio-do-desapego-3-ganhadores.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo imenso este género de programas, além do mais é sempre bom sair da zona de conforto <3

      Eliminar
  41. Não sou um grande conhecedor dos artistas portugueses, mas este parece ser uma grande atração! Creio que o programa agradará em cheio ao público. Aqui no Brasil faria bastante sucesso. Abraços e parabéns pela postagem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! É pena o povo nem sempre prestar atenção neste género de programas!

      Eliminar
  42. Que post bacana. Nunca parei para assistir truques de mágica, mas esse mágico que você indicou parece ser mto bom, imagino que o programa será bem legal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro muito assistir truques de magia, é incrível!

      Eliminar
  43. Eu não tinha ouvido falar sobre esse programa ainda, mas já fiquei curiosa! Também creio que será um sucesso, por tudo que vc contou!!

    ResponderEliminar
  44. Que legal!! Eu amo esse tipo de programa, amo mágica. Não o conhecia. Vou procurar mais sobre ele no YT tb. Obrigada pela dica. Amei!

    ResponderEliminar
  45. Nossa que legal, ainda não conhecia ele e o programa, me lembro que antigamente assistia mister m na tv aberta hahaha a mágica é incrível.
    Beijos

    ResponderEliminar
  46. Não conhecia o mágico não... Não conheço a metade dos citados, huahuah! Gosto de mágica, mas não é algo que eu acompanhe. Provavelmente eu não o conheça por ser de outro país, espero que seu medo com o programa não alcançar suas expectativas não se realize!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acompanho, está se tornando uma paixão para mim. <3

      Eliminar
  47. Não conhecia o mágico em questão, mas eu adoro shows de mágica e com certeza adoraria acompanhar o programa.
    Mas que pena que não legendaram e ficaram mudando a camera pra orquestra e público né, na mágica a gente quer ver o mágico ora bolas! Pra ver gente normal é só eu olhar pro lado rsrsrsr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tirando isso o programa é muito bom, eles até já alteraram isso!

      Eliminar
  48. Olá!
    Eu adorei a ideia desse livro! Gosto muito de mágica e apesar de não conhecer esse mágico especificamente, achei muito interessante a abordagem que é tomada no livro. Com certeza é uma leitura muito diferente da que estou acostumada e estou bem curiosa com ela agora.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ando super curiosa para ter o livro, mas claro que não sei se conseguiria fazer alguns truques! <3

      Eliminar
  49. Adoro mágica e já conhecia o trabalho do mágico, é realmente muito bom.
    Adorei o seu post.Não tinha conhecimento do programa, e ficaria bem feliz se trouxesse o problema para o Brasil, não uma cópia barata, mas o próprio, com o mágico, seria bem legal.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que sim, quem sabe algum dia tenha essa oportunidade <3

      Eliminar