Literatura | O Coração de Simon Contra o Mundo - Becky Albertalli

Edição/reimpressão: 2017
Editora: Porto Editora
ISBN: 9789720048653
Páginas: 248

Sinopse: “Simon Spier tem 16 anos e os únicos momentos em que se sente ele próprio são vividos atrás do computador. 

Quando Simon se esquece de desligar a sessão no computador da escola e os seus emails pessoais ficam expostos a um dos colegas, este ameaça revelar os seus segredos diante de toda a escola.

Simon vê-se, assim, obrigado a enfrentar as suas emoções e a assumir quem verdadeiramente é perante o mundo inteiro."

Opinião: Eu não sei que achar quanto a este livro. Li-o porque sentia que ia adorar cada página, o tema era algo que me cativava, porém, não foi o que esperava. Com a sinopse já temos uma ideia do que nos espera. E tratando-se de um YA já sabemos que clichés não faltam, contudo, o livro ultrapassa qualquer YA que já tenha sido escrito deste tema.

Não posso dizer que tenha adorado o livro, foi complicado para mim, conseguir entrar na história, demorei umas boas oitenta páginas até conseguir habituar-me à escrita da autora e ao enredo. Achei que havia quebras de tempo estranhas, e por vezes fiquei perdida na narrativa. Não consegui lidar com a escrita da autora, estou habituada a mais detalhes e isso deixou-me um bocado desligada da história. 

As personagens tratam-se de adolescentes e estão muito bem caraterizados. Os pais não são de todo ausentes, temos muitas vezes interação pais e filhos, isso é muito bom. Vemos que os pais importam-se, em exclusivo os pais de Simon. Quanto aos amigos notámos certas diferenças entre ambos, e a certo ponto apercebi-me que aquelas divergências entre amigos que a história nos conta realmente acontecem. E são estes factos que vemos no dia a dia que chamaram a minha atenção para continuar a leitura. 

Adorei o Simon até certo ponto, houve uma altura que ele tornou-se insuportável. Desde quase o início que soube quem seria o Blue. Sempre tive aquela desconfiança e acabou por ser. Até que era um pouco meio óbvio, mas eu queria que fosse outra pessoa porém. O facto de querer saber quem era a pessoa com quem Simon andava a trocar emails fez com que continuasse a leitura. Queria que tivesse havido algo mais por detrás daquela história, mas acho que exploraram bem pouco a situação.

Outra coisa que não passa ao lado são as diversas referências, desde a Harry Potter a Star Wars. E o mais impressionante: referências a diversas bandas que eu adoro. Isto fez o meu coração pular de alegria, e claro, decidi marcar todas as referências. 

Eu gostei do livro, foi uma leitura agradável, porém, foi complicado para mim, conseguir avançar na leitura. Eu tinha muitas expectativas, todos falavam neste livro tanto cá como no estrangeiro e fiquei realmente curiosa. Não me desiludi de todo, apenas não foi tão bom quanto esperava. É ideal para quem gosta do género YA, eu já não gosto assim tanto desse género.

O Coração de Simon Contra o Mundo trata-se de um livro que mostra a adolescência de Simon, mas que podia ser a de qualquer um. Muitos pontos abordados são de deixar qualquer um de rastos, como o caso de bullying e homossexualidade. É de extrema importância referir que todos os adolescentes passam por algo assim, e é muito complicado ter de lidar com estes problemas. É necessário o apoio da família, amigos. E Simon teve ajuda, e assim deveria ser com todos.

O livro é de agradável leitura. Recomendo para quem quer começar as leituras LGBT. Já tinha lido um livro do género e adorei, li algumas fanfics do género e adorei. É um género que eu adoro e adorava ver mais livros assim editados em Portugal.

Adoro a maneira como a Porto Editora transformou este livro. Ao início não entendi o motivo das oreos tanto na capa como nos capítulos, e quando entendi fiquei tão apaixonada. Foi definitivamente algo bem pensado, e deixa os leitores curiosos quanto à escolha da editora.

A Minha Classificação:

Uma leitura com o apoio:

80 comentários:

  1. Adorei essa resenha ❤ Gostei muito da sinopse é da critica, fiquei curiosa para conhecer esse livro

    ResponderEliminar
  2. Parece um livro bem bacana, um pouco confuso mas bacana? rsrs
    Tem livro que é assim mesmo. Fiquei curiosa! bjos

    ResponderEliminar
  3. Tô enrolando esse livro desde o começo do ano, minha irmã leu e simplesmente amou, eu ainda não senti toda essa vontade de iniciar a leitura e sua resenha acabou de me deixar menos empolgada HAHA, AMEI SEU BLOG <3

    Garota do 330

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estava muito entusiasmo, adorava ter gostado mais do livro, mas tive pena de não gostar! Espero que você goste <3

      Eliminar
  4. Oiee!!
    Gostei bastante da sua resenha, principalmente por ela ter sido tão sincera.
    Pela sinopse eu leria, mas você disse que evou boas páginas pra se acostumar com a escrita dele. Eu sou do tipo qe se não se acostumou nos primeiros capítulos já larga, então não sei se seria pra mim haha
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu por norma continuo a ler mesmo sem gostar, gosto de ler os livros até ao fim para a minha resenha ser sincera!

      Eliminar
  5. Que resenha sincera! Amei, é o tipo de literatura que eu curto. Com certeza vai entrar pra minha lista de livros que quero ler...

    ResponderEliminar
  6. Olá ;
    Confesso que não curto muito clichês, sempre entro na história para me surpreender, se vejo que tá ruim acabo abandonando a leitura. Mas que bom que o livro desenrolou e conseguiu finalizar. A arte de capa chama a atenção e fiquei curiosa quando a escolha das oreos rsrs
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/2017/09/eu-li-fake_8.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um livro bom, apesar de ter algumas desvantagens. Mas todos os livros têm!

      Eliminar
  7. Uma leitura infanto-juvenil.
    Bom, ñ é muito meu edtilo, mas compraria p meu filho.
    Bjs💋💋

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito da sua resenha! Estou iniciando a leitura de livros LGBT e tenho me admirado com a riqueza de sentimentos e emoções. Mas se tem algo que não suporto são os clichês. Amo livros que me prendam do início ao fim.
    @resenheieponto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso! Odeio clichés... Mas este livro até é bom!

      Eliminar
  9. Que história emocionante do personagem Simon Spier, é um excelente livro para o público juvenil. É bom ler um livro e que deixa o leitor curioso eu particularmente fiquei bastante curiosa pelo livro, bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um livro bom, recomendo! Se tiver oportunidade leia!

      Eliminar
  10. Entendo sua expectativa não correspondida, afinal os temas abordados no livro são muito bons e, se bem trabalhados, rendem boas histórias. Mas arte é isso mesmo, pegar um tema e transformar em uma obra...E nem sempre são todos que conseguem fazer isso com profundidade artistica. Mas ok, como você mesma diz "não se decepcionou", mas talvez esperasse mais...Isso é super normal! Um beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queria um pouco mais, os temas eram bem interessantes, mas infelizmente não foi o que eu esperava!

      Eliminar
  11. Que resenha maravilhosa! Despertou a vontade de ler esse livro!

    ResponderEliminar
  12. adorei a critica sincera ;) por vezes à livros assim, já me aconteceu estar a ler um livro e perder-me no meio do texto, sem conseguir acompanhar o "raciocínio" do escritor, ou simplesmente as histórias não me cativavam o suficiente.

    beijinhoooos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sei se o problema foi estar a meio de uma ressaca literária, mas o livro chegou a uma certa parte que deixou de fazer qualquer sentido para mim, quanto mais eu lia mais perdida estava!

      Eliminar
  13. Nunca ouvi falar mas me interessei a partir dessa resenha
    Ele não parece ser aquele tipo de livros que nos prende, mas sim aquele que precisamos ler para tirarmos nossas próprias conclusões
    Talvez eu leia dps
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Nossa que livro bacana gostei da resenha ficou top.Parabéns!!!
    Bjs
    http://www.divamodaefotografia.com.br

    ResponderEliminar
  15. Achei a capa desse livro bem bonita. Adorei a sua resenha.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderEliminar
  16. parece um bom livro, apesar de confuso!!

    fiquei a seguir

    https://algodaodoce1234.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! A história é boa, mas acho que a autora não conseguiu desenvolver bem o assunto!

      Eliminar
  17. Eu adoro livros com essa temática adolescente. Nessa fase tudo é tão intenso e qualquer coisa que ameace nos "revelar" apavora. Anoitei a dica. Obg <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já meio que me afastei desta vibe teen, mas de vez em quando sabe bem ler um livro destes para descontrair!

      Eliminar
  18. Sua critica me deixou curiosa para ler, afinal quero saber se vou sentir o mesmo que você.

    "Quando Simon se esquece de desligar a sessão no computador da escola e os seus emails pessoais ficam expostos a um dos colegas, este ameaça revelar os seus segredos diante de toda a escola." confesso que meu deu um pouco de medo pelo que vai acontecer. Quero ler ele logo, a sensação que eu tenho é que eu vou gostar, assim espero.
    Amei a resenha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sinopse acaba por tirar um pouco do suspense, mas uma pessoa fica sempre com um pouco de curiosidade acerca do que pode vir a acontecer!

      Eliminar
  19. Oi!!
    Não conhecia o livro, sua resenha ficou otima. O livro parece ser bom 😀 mas confesso que a capa e a sinopse não me agradaram...
    Bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adorei a capa, a sinopse é interessante até certo ponto. Mas é uma leitura agradável!

      Eliminar
  20. Adorei a sua indicação, também não gosto tanto de YA, mas esse me chamou bastante atenção!

    Beijos <3

    ResponderEliminar
  21. Olá!
    Gostei da sua resenha, mas esse não é o estilo de livro que gosto de ler. Esses clichês sempre me atrapalham hahaha
    Beijos
    5 O'clock Tea

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo! Eu também não sou muito de clichés, mas este até nem foi muito mau

      Eliminar
  22. Não é um tipo de livro que me agrada tanto, mas lendo a sinopse eu leria, numa boa ....

    ResponderEliminar
  23. Achei interessante a sinopse, apesar de não ser o tipo de história que me atrai, estou meio velhinha pra histórias sobre adolescência hahahaha
    Mas deve ser uma boa pedida pra quem está próximo dessa idade, devem se identificar bastante.

    ResponderEliminar
  24. Oi tudo bem?
    Adoro enredos clichês mas principalmente gosto de livros que nos pegam logo nas primeiras páginas o que não aconteceu com você né? Então fiquei com um pé atrás.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu posso não ter gostado, mas você pode gostar. Leia e tire suas próprias opiniões!

      Eliminar
  25. Olá, aqui no Brasil esse livro também foi lançado, tanto o título brasileiro quanto o português, assim como as capas, ficaram bem bacanas. Eu ainda não o li, mas tenho vontade de ler. Bom saber que mesmo com algumas ressalvas, foi uma leitura que você gostou.

    ResponderEliminar
  26. Não conhecia o livro ainda.
    Apesar da sua resenha que por sinal muito bem escrita, acho que vou dar uma chance para o livro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um livro relativamente recente! Espero que goste <3

      Eliminar
  27. Olá!Tudo bem?
    Não conhecia o livro,nunca li nada sobre mas parece interessante por aborda assuntos que estão ganhando cada vez mais representividade.
    Bom,adorei sua crítica,foi muito sincera.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leia, vai adorar. É um livro que todos precisam ler <3

      Eliminar
  28. Olá, como está?
    Realmente quando li a sinopse fiquei a pensar que gostaria de ler esse livro, no entanto já percebi que afinal não é assim tão linear. Eu gosto de história que fluem, que vamos lendo sem dar por isso, que nos perdemos nela e não que ela nos faz perder... Adorei a sua resenha...
    BeijinhoBom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, só mesmo lendo para ter uma opinião própria! <3

      Eliminar
  29. Oi Daniela,
    Ao ler a sinopse pensei que o livro seria incrível .A história em si é muito boa, mas os pontos negativos que você apontou sobre a leitura acabaram me desanimando totalmente. A questão da leitura que não prende e não tem muitos detalhes não funciona para mim e eu acabaria abandonando o livro.Vou deixar a dica passar
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sinopse é boa, apesar de tirar algum mistério ao livro. Leia e tenha a sua própria opinião <3

      Eliminar
  30. Olá! O livro parece ser bem interessante, ainda não conhecia.
    Sua resenha foi ótima. Fiquei bem curiosa. Espero ler em breve.
    super bjo

    ResponderEliminar
  31. Complicado começar uma leitura com expectativas altas. Eu quase sempre me decepciono quando acontece isso. Confesso que já ouvi falar desse livro, mas é a primeira vez que paro pra ler do que se trata. O assunto, de fato é muito interessante e até importante de ser abordado. Eu lido com público nessa faixa etária, e sei o quanto é complicado. Não vou te dizer que irei lê-lo pois tenho uma fila imensa de leitura por aqui e tá difícil dar conta, mas irei indicá-lo pra alguns alunos.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho ler um livro sem ter quaisquer expectativas mas admito que para alguns é complicado, tem livros que leio apenas porque são muito bem falados e no fim acabo por não gostar nada!

      Eliminar
  32. Oi.
    Eu ainda não conhecia esse livro.
    Estou passando por algo parecido com um livro que estou lendo: dá para perceber que a autora escreve muito bem, mas a falta de descrição e detalhes fez com que eu não entrasse na história, sabe? E é muito ruim quando isso acontece.
    Não costumo ler muitos YA, mas o enredo em si chamou minha atenção.
    Gostei da dica.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sabe se eu ler em inglês acabe gostando mais do livro, já me aconteceu várias vezes, o problema até pode ser da tradução. Mas não deixa de ser um livro com uma história bonita!

      Eliminar
  33. Oi Daniela, como está?
    Amei a proposta do livro e gostei muito da sinceridade da tua resenha até porque eu sei como é passar por essa sensação de um livro demorar a engrenar embora o meu caso seja mais em razão de que o excesso de detalhes me deixou meio entediada. No caso, estou tentando, pela terceira vez, terminar "O Historiador", da Elizabeth Kostova. Agora sim estou realmente adquirindo gosto por essa leitura porque até vontade de viajar para A Europa e A Turquia tá me dando, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu a entendo! Agora ando com pouco tempo para ler e quando vou ler parece que a leitura simplesmente não avança, chega a ser tão frustrante!

      Eliminar
  34. Olá! Gostei bastante da sinceridade da sua resenha, e eu já não sou muito atraída por esse gênero então acredito que eu ficaria igual a você enquanto leio, mas não acredito que iria gostar do livro como você, mas eu amei o seu post, de verdade ❤️

    Um beijo

    ResponderEliminar
  35. Oie...
    Ainda não conhecia essa obra, mas, a premissa me chamou bastante atenção...
    Gosto bastante desse tipo de leitura e acho que vou anotar aqui para ler ainda esse ano <3
    Parabéns pelo post ;)
    Dica anotada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que goste da leitura, depois quero saber a sua opinião!

      Eliminar
  36. Oi!
    Eu vi a recomendação desse livro outro dia e fiquei bem curiosa, bom saber mais dele por aqui.
    Acho que ter um começo lento me atrapalharia um pouco também, pois odeio não conseguir me conectar com os personagens, e sabendo que a história é cheia dos clichês me desmotiva um pouquinho de lê-lo
    Mas não descarto a possibilidade, quem sabe um dia se ganha-lo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia se tiver oportunidade de ler tire a sua própria opinião! É o melhor a fazer <3

      Eliminar
  37. Oie, tudo bom?
    Não curti o enredo! E por se tratar de uma leitura arrastada, eu não gostaria de acompanhar. Não consigo me entregar ao livro sem detalhes, e também odeio dessas passagens de tempo sem sentido. Passo a dica ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu prefiro ler um género literário com mais drama, este género já não é muito para mim, mas foi uma leitura agradável até <3

      Eliminar
  38. Oiii,

    Ainda não tinha lido nada sobre a obra e até achei interessante, mas as quebras estranhas de tempo me desanimaram um pouco, porque eu não sou muito fã dessa sensação de ficar perdida no tempo da história, fora o fato de ficar achando que está faltando alguma informação. Por agora eu vou deixar a dica passar, mas quem sabe no futuro eu dê uma chance.

    Beijinhos..
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leia, pode ser que até goste e passe a ser um dos seus livros preferidos <3

      Eliminar
  39. Oi, tenho bastante vontade de ler essa obra. Já a vi por aqui várias vezes, mas acho que isso da falta de detalhes me atrapalharia, eu sou detalhista. Também o fato de ser arrastado por mais de oitenta páginas não é legal, né. Mas gosto também dessa interação entre pais e filhos e acho que é um bom ponto pra obra.

    ResponderEliminar
  40. Olá Daneila,
    Sempre que tenho grandes expectativas com relação a um livro, acabo por me decepcionar. Tive a impressão que esse livro parece apenas prometer e não entregar tudo o que promete.
    Também não curti muito a ideia de um livro que demora a acontecer, então, vou deixar a dica passar.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podia ser melhor o livro, tinham pontos que podiam ter sido explorados de melhor forma, mas é como referi. Apenas lendo para ter a própria opinião!

      Eliminar