Literatura | Deception - Joana Soares

by - 18:10

Edição/reimpressão: Julho 2017
Editora: Chiado Editora
ISBN: 9789895202591
Páginas: 394

Sinopse: "Duas vidas. Duas almas quebradas. Dois seres humanos. Cada um tem os seus problemas. Eles julgam ser o contrário um do outro, quando na realidade são metade de um só.
Emily Stich tinha tudo o que uma rapariga de 18 anos precisava: Uma família unida, grandes amigos e ótimo resultados na escola. Mas a calma que a sua vida adquirira nos últimos anos, estava prestes a acabar. A vida já a tivera pôs-to à prova inúmeras vezes. E após reconstruir o seu pequeno mundo, Harry, irá chegar para destruí-lo novamente.
- Eu estou a destruir-te Emily. Eu estou a matar-te. Eu estou a matar-te com o meu passado. Eu estou a deixar que o meu passado reavive o teu.
Será que conseguirias colocar todos os blocos e remendar todos os cacos do coração de alguém sem destruires o teu?"

Opinião: Quando li a sinopse do livro fiquei muito entusiasmada com o livro. Não li nada do género há mais de dois anos, a última vez que li estava eu no Wattpad. E sem dúvida que estas histórias de amor clichés são do meu agrado, mas claro, se forem bem escritas e com pés e cabeça. O meu lado fangirl gritou ao perceber que se tratava num livro baseado no Harry Styles. 

Em primeiro lugar eu li o livro tendo noção que se tratava da primeira obra da autora e que esta ideia toda partira de uma fanfiction, e que a autora era jovem. Tive tudo isso em consideração, assim como faço com todos os livros que leio de autores que estejam a publicar o primeiro livro.
Acho que as pessoas podem mudar, mas apenas quando erram e aprendem com o que fizeram ou quando querem mesmo mudar.
Não posso dizer que não gostei do livro. Eu gostei. Sentia falta de ler algo assim, mas ao que início pensava ser uma leitura leve tornou-se uma leitura por obrigação. Não gosto de ler por obrigação, ninguém gosta, e durante dias e dias adiava a leitura do livro. Não porque não estive-se a gostar, mas simplesmente porque a história já não me chamava a atenção. Lia alguns capítulos que adorava, mas depois aborrecia-me. 

Para quem gosta de romances e está habituado a esse género literário talvez este livro seja indicado. Contudo, eu já não leio quase nada desse género e faz me confusão certas pontos típicos dos romances. Chegou a uma certa parte em que era mais do mesmo, ver as personagens sempre a brigar tornava-se chato, só queria que ambos ficassem juntos e pronto. As personagens eram iguais, podiam parecer diferentes mas eram mais que semelhantes. O psicológico e personalidade eram tão semelhantes que perguntava-me se eles não seriam irmãos. 
O romance pode ser perfeito ou ser algo próximo de perfeito se os protagonistas se ajudarem mutuamente a construir esse perfeito.
Gostei da autora fazer capítulos pequenos, mas mesmo assim consegui demorar imenso a ler. Porém, os capítulos pequenos acho que não se enquadravam muito bem, os acontecimentos passavam de capítulo para capítulo, sem ser necessário fazer a tal divisão. Houve muitas partes que poderiam ser retiradas. E, um ponto que chamo atenção, devemos mostrar aos leitores o que queremos dizer e não lhes dizer. Uma frase que uso muito Show, don't tell. Os leitores querem descobrir por si mesmos, os leitores querem suspense, só assim eles continuam a ler até ao fim.

No livro tem algumas partes que não sabemos de onde apareceu, muita informação que não foi bem explorada e muita que nem sabíamos que existia. Há aqui uma falta de estruturação da obra, falta de planeamento. O uso repetitivo de palavras retirava toda a essência da narrativa. Ao nível de escrita até estava uma escrita boa, uso de recursos estilísticos, alguns erros claro, mas isso já sabemos como é. 
As estrelas dos céus fazem-me pensar o quão duro tudo isto é. Mas afinal o que é fácil nesta vida?
Como refiro em todos os livros que envolvem adolescentes, refiro aqui o mesmo. Os pais? Neste livro os pais nem foram muito ausentes, apareciam quando tinham de aparecer, mas gostava que houvesse mais interação entre as personagens e os pais, é sempre algo interessante de ver. Em certo modo ajuda a dar mais sentido à história e fica algo mais bonito!

A minha opinião sincera é: o livro não é mau. Mas vamos ser honestos, com a idade com que a escritora escreveu este livro o livro está muito bom. Não são todos que com tal idade conseguem escrever um livro do início ao fim. Só tenho a dizer à autora que ela pode ter futuro na escrita, pode publicar mais livros, basta empenhar-se e organizar bem a história. Acredito que o próximo livro publicado pela autora vai deixar-me de boca-aberta e merecer cinco estrelas!

A Minha Classificação: 

Uma leitura com o apoio:

You May Also Like

18 Comentários

  1. Respostas
    1. Alô! Usei um tema simples do blogger e fui mudando da forma que eu queria! <3

      Eliminar
  2. Já é a segunda vez que venho ao seu blog e fico encanta, parabeéns. Tens um blog lindo, sobre a resenha eu adorei a premissa.. você faz uma descrita perfeita.
    Levando a Sério

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, espero que volte muitas mais vezes <3

      Eliminar
  3. Adorei como você foi sincera na resenha, pena que não foi tão bom o livr, ele tem uma sinopse bem interessante.

    Amei, um beijo da Jhenny

    http://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou sempre sincera nas minhas opiniões, é para isso que cá estou <3 Se não for assim nem valeria a pena eu trazer opiniões para o blog!

      Eliminar
  4. Não conhecia esse livro , acho que por muito que goste de romance esse se calhar não seria um livro que me agradasse muito :)
    tambem detesto ler por obrigação , quando tal acontece demoro "séculos" a ler ihih
    Beijinhos ♡ O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca leio por obrigação, por norma leio mesmo sem gostar do livro e consigo viver com isso. Mas com este foi complicado avançar na leitura!

      Eliminar
  5. Não conhecia esse livro, amei seus resenha você escreve muito bem!! Parabéns pela sinceridade você vai longe !!! Sucesso😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Estou cá para mostrar aos meus leitores minhas opiniões, sejam boas ou más eu vou trazer!

      Eliminar
  6. Este livro parece ser muito interessante, assim que terminar de ler 'Bom dia Sr. Mandela' vou procurá-lo pra assistir! Sucesso!

    http://caroldiascompartilha.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Fiquei bastante interessada pelo livro pq gostei da sinopse. Parabéns e até a próxima !

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto de livros inspirados em fanfics, quero ler esse e ver no que dá, sou a louca dos romances e tenho certeza que esse vai me agradar quero muito ler. Obrigada pela dica e sucesso para ti!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, espero que goste da leitura <3

      Eliminar