Literatura | O Porto das Almas - Lars Kepler

Edição/reimpressão: 05/2017
Série: Playground #1
Editora: Porto Editora
ISBN: 9789720048417
Páginas: 392

Sinopse: "Jasmin é uma mulher soldado do exército sueco colocada no Kosovo que vive para o filho, Dante, cujo pai é um camarada de armas, um homem instável que tenta afogar os horrores da guerra em ácool e drogas. No Kosovo, Jasmin fica gravemente ferida e, durante a hospitalização, enquanto se encontra entre a vida e a morte, a sua alma parte para uma misteriosa e sobrelotada cidade portuária, um porto de almas, de onde os que morrem jamais regresserão. Mas Jasmin é forte e consegue escapar.

Dois anos após a sua primeira experiência na cidade dos mortos, um acidente rodoviário obriga Jasmin, desta vez feita acompanhada pelo filho, a regresar: todavia, só ela é que consegue escapar do porto das almas. O caso de Dante, que está à espera de uma operação, é muito grave, e Jasmin não pode abandoná-lo à mercê da cidade misteriosa: a sua única opção é voltar, uma vez mais, e lutar por quem ama, num jogo terrível de vida e morte no qual é provável que saia derrotada."

Opinião: Quando recebi a notícia que seria publicado um novo livro desta dupla maravilhosa fiquei nas nuvens. Pensei logo que seria um novo livro da série Joona Linna. Contudo, foi uma surpresa para mim e para os fãs ao descobrir que seria um livro de uma nova série. Uma série denominada de Playground, e não sabemos ainda quantos livros poderão vir a fazer parte desta série. 

Admito sem vergonha que tinha as expectativas ao máximo para esta obra, e desde do início que pensei que seriam as cinco estrelas certas. Infelizmente não. Contudo, a obra não desiludiu. Lars Kepler nunca desilude. Mas para quem leu a série Joona Linna, ou pelo menos alguns dos livros, vai com a ideia dessa série, contudo, este novo livro é totalmente diferente. É uma nova visão da dupla, um novo mundo.

A história tem lugar em particular, num mundo onde se encontram os mortos e vivos, podemos chamar de além. Lugar que ninguém tem conhecimento, e quando uma pessoa volta à terra não se recorda de tal lugar. Ao princípio achei interessante, algo diferente e um mundo totalmente novo. Mas com o avanço da história tornou-se mais do mesmo. Os cenários apesar de bonitos acabavam por não fazer sentido, e chegava a uma altura que deixava de tentar entender os cenários. 

A escrita dos autores é diferente e isso fez com que demorasse mais a ler. A cada capítulo que lia ansiava por terminar e fazer uma pausa. A escrita tornava-se a tal ponto tão cansativa que o leitor precisa de descansar. E, quem conhece Lars Kepler, sabe que a escrita é simples e fácil de ler, isto claro, a comprar com outros livros do mesmo género literário. Os capítulos dos livros Joona Linna são conhecido por serem curtos. Pensei que o mesmo aconteceria neste livro, mas não, os capítulos não são muito longos, contudo, não são pequenos como estava habituada. 

O que me deixou desiludida foi o facto de não transmitir tão bem as sensações, tive dificuldade a tentar vislumbrar certos cenários e até certas personagens. Muitas das vezes a personagens sentiam medo e eu não conseguia sentir medo. E um livro que transmite sensações, sabemos bem que é um livro muito bom. Porém, não é por isso que o livro não seja bom. Muito pelo contrário.

A vida é incompreensível. A vida é a exceção, uma chamazinha de luz rodeada por uma escuridão sem fim.

As personagens estavam até bem equilibradas. Todas diferentes, com divergências entre elas e mistérios. Algo que não posso criticar no livro. A minha personagem preferida foi sem dúvida a Jasmin. Gostei de particularmente tudo na personagem, deste personalidade, de forma de ser, de agir. O cérebro dela é uma máquina! Adorei a forma como ela agia com o filho, aquele sentimento de amor materno. No meu ponto de vista foi a melhor parte do livro!

Sem sombra de dúvida que o livro deixa qualquer uma a pensar. O além trata-se de uma questão muito falada, e de uma maneira ou outra acaba por ser um assunto muito falado. Dei por mim várias vezes a pensar, e o livro leva o leitor a refletir, a querer questionar. Mais um ponto a favor!

Adoraria saber o que aconteceu às restantes personagens. Aqui deixa-me a dúvida se os restantes livros da série serão inspirados em Jasmin e na sua história, ou se serão outras experiências com personagens diferentes. Estou ansiosa para saber! Adoraria ter a oportunidade de ver a história das duas maneiras!

Para ler este livro e gostar imenso é necessário não comparar com os restantes livros da dupla. Para mim, foi complicado, sendo que sou grande fã da série Joona Linna estava quase sempre a comparar. Temos de ler o livro sem esperar nada nem pensar em mais nada. Ler com o cérebro vazio e pronto a receber novos conhecimentos. Não é um livro mau, até é muito bom. Aconselho a leitura, mas não é um livro que lemos de uma hora para a outra. Lars Kepler não desilude, mas este livro não é tão bom quanto aos da série Joona Linna.

Pretendo continuar a ler a série Playgroung, que venham os restantes que lerei! Pode ser que o próximo volume da série seja as tais cinco estrelas! Contudo, um novo livro da série Joona Linna e eu seria a pessoa mais feliz do mundo!

A Minha Classificação: 

Uma leitura com o apoio da:


9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Nunca li nada parecido, mas gosto do tema, e achei a premissa bem interessante.
    Não sei se vou encontrá-lo aqui no onde moro, mas tentarei hahaha.

    Beijos

    letologia.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo o livro, é deveras interessante! Espero que encontre e leia! Acredito que vá gostar <3

      Eliminar
  3. Olá Angie! É a primeira vez que vejo esse livro. Gostei bastante e a capa me chamou a atenção.
    Beijinhos, Jenni.

    sinopsedoslivrosjenni.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recomendo o livro! Pode ser complicado lidar com o tema abordado, mas é muito bom!

      Eliminar
  4. Olá olá!
    Vou ser muito sincera e dizer que nunca li nada deles, nada mesmo!
    Mas quando há uns tempos fui a uma livraria e vi esse livro, fiquei meio vidrada. É um dos que mais quero ler, pelo menos para breve!
    Beijocas ♡

    Salty Ness | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já li mais de metade dos livros destes escritores e acredite, vale mesmo a pena! Recomendo!

      Eliminar
  5. Adorei o post! Segui o teu blog, podes seguir o meu? :)

    https://aflormaria.blogspot.pt

    ResponderEliminar