Literatura | Dunkirk - Joshua Levine

Edição/reimpressão: 10 de Julho de 2017
Editora: HarperCollins
ISBN: 9788491391333
Páginas: 367

Sinopse: "A epopeia histórica de Dunquerque, convertida agora numa grande produção cinematográfica, escrita e dirigida por Christopher Nolan, e protagonizada por Kenneth Branagh, Tom Hardy e Mark Rylance.

Em 1940, no porto francês de Dunquerque, mais de 300 mil soldados Aliados, cercados pelo exército nazi, foram resgatados em condições dramáticas, numa evacuação marítima extraordinário. A história verídica dos soldados marinheiros, pilotos e civis que, durante nvoe dias, fizeram parte desta árdua batalha, que se tornou lendária. O famoso autor Joshua Levine narra em Dunquerque um episódio histórico que Winston Churchill qualificou de «milagre», situando-o em todo o seu fascinante contexto, com a inclusão de entrevistas e testemunhos de veteranos e sobreviventes.

Contada do ponto de vista da terra, do mar e do ar, Dunquerque, de Joshua Levine, é a crónica de uma derrota, que tornou possível a vitória final dos Aliados e contribuiu para preservar a liberdade das gerações posteriores."

Opinião: Honestamente, eu nem sei ao certo que dizer acerca deste livro. Adorei cada página, foi simplesmente incrível. Senti-me completamente envolvida na guerra, senti os medos, os receios, tudo! É daqueles livros que lemos e nos arrepia a alma. 

O livro não possui grandes diálogos, apenas um ou outro. Encontramos diversas descrições bem realizadas que nos levam a viajar para um momento de guerra. Eu sempre senti certa curiosidade acerca da guerra, do que as pessoas sentiam, os seus maiores medos, tudo. Apesar de ser doloroso ver tanto sofrimento, acaba por ser interessante ter esta nova visão. 

Adorei a entrevista com o realizador do filme, é dos meus realizadores preferidos e foi deveras incrível e interessante ver o que ele tinha a dizer. Fiquei a saber muito mais do realizador, e fiquei com vontade de ver todos os filmes do mesmo!

Temos aqui um livro que conta-nos perfeitamente a história de Dunquerque. O autor conseguiu de forma simples e prática levar os leitores a época diferente. Contudo, se não tivermos atenção podemos facilmente perder o raciocínio. Não é uma leitura leve, nem uma leitura rápida. É uma leitura que fazemos e desfrutamos. 

Neste livro temos desde táticas, a entrevistas a sobreviventes, testemunhos, tudo! Assim, é uma boa maneira de entender melhor a história. Com diversos pontos de vista diferentes, acabámos por ter uma melhor visão do que aconteceu e porque aconteceu. 

Aconselho o livro a todos os amantes de história, na verdade, recomendo este livro a todos. Aprendemos sempre alguma coisa com este género de livros. Sabe sempre bem sair da nossa zona de conforto e ler algum um pouco diferente. 

Para os mais distraídos, recentemente foi adaptado ao cinema o filme, portanto, acho que devem ler o livro claro, e depois ver o filme. Adoraria ir ao cinema ver o filme, pois, se o livro foi assim tão bom nem imagino como será o filme, e pelo que o escritor falou no livro, o filme tem tudo para ser magnífico!

A Minha Classificação:

Uma leitura com o apoio da:

12 comentários:

  1. Eu ainda não vi o filme e nem li o livro. Gosto muito de história e conheço um pouco sobre Dunquerque, a minha curiosidade só aumentou depois de ler a tua opinião, vou tentar lê-lo. Obrigado pela dica :)

    Bitaites de um Madeirense

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também pretendo ver o filme para breve, como referi. Eu sabia o básico, mas com o livro fiquei a saber muito mais e com mais vontade de saber muito mais ainda!

      Eliminar
  2. Que interessante. Não conhecia este livro.
    Amei a sua resenha!

    Beijinhos, Roberta ;)

    https://entrepaginasecafe.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. hello, i'm a new follower of your nice blog, can you follow mine on my blog?
    https://amoriemeraviglie.blogspot.it/

    ResponderEliminar
  4. Amo ler livros baseados em fatos reais. adorei a indicação; Beijinhos... Au Revoir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro, mas não são todos que conseguem ser interessantes o suficiente!

      Eliminar
  5. Gosto de temáticas com fundo histórico...
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderEliminar
  6. Adorei a sua resenha! Esse livro nunca li, mas fiquei curiosa para ler

    ResponderEliminar